Diferenças entre persas e árabes

Você observou que no nosso post anterior a história se passa na antiga Pérsia, onde atualmente é o Irã? Se sim, sabia que iranianos não são árabes? Pois é, esta confusão é bastante comum! Então fizemos aqui este post para esclarecer essas e outras dúvidas:

Os árabes são um grupo étnico surgido na Península Arábica, região onde hoje está a Arábia Saudita, Iêmen e Emirados Árabes Unidos, por exemplo. Além disso, em sua maioria são mulçumanos, pois Maomé, profeta e fundador do islamismo, também era árabe. (Além disso, os povos árabes têm em comum a semelhança linguística)

E os persas, quem são?
Os persas são um povo indo-europeu da Ásia Central, um ramo linguístico e étnico que deu origem aos idiomas europeus modernos e ao sânscrito na Índia. Dentro dos indo-europeus existiu o subgrupo conhecido como arianos, que dominaram a região chamada de Pérsia, hoje conhecida como Irã.

Fonte: Matéria “Irã é árabe? Árabe é muçulmano? Entenda as diferenças entre persas, árabes, turcos, curdos, xiitas e sunitas” do Jornal “O Povo”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s